Como diriam os gaúchos: que raios é Webfólio??
Bem, o que você acha que é um portifólio? Ou seria porta-fólio? Ou portfolio? Qualquer um, escolha o seu.
A origem etimológica (ui!) é porta folhas, então, é isso mesmo. Quem nunca viu uns caras com óculos estranhos, carregando pastas esquisitas enormes no meio da rua? Provavelmente eram publicitários e/ou artistas levando suas melhores produções para tentar vender seu peixe.
Pois então, na educação, ou melhor, no trabalho pedagógico e no trabalho escolar o Portfólio pode ser usado como instrumento de avaliação (e auto-avaliação). E cá entre nós, se for feito segundo a professora Benigna Villas-Boas é um instrumento revolucionário, subversivo mesmo. Mas para saber mais e porquê precisa ler o livro Portfólio, Avaliação e Trabalho Pedagógico da mesma professora. Ou pode ter uma prévia aqui.
Voltando ao Webfólio. Como nós somos "chic benhê" ou "chique no úrtimo", como queiram, vamos fazer a avaliação do semestre da disciplina por meio do portifólio online, ou seja: Webfólio.
É isso. E muito mais, acompanhem os próximos capítulos no blog...
Referências:
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Formação de Professores e Novas Tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada. Disponível em: http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo7780.pdf . Acesso em: 06/02/2011.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, Avaliação e Trabalho Pedagógico. Campinas: Papirus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário